domingo, 9 de agosto de 2009

História do Gou Santo Inácio




Conhecer a história das pessoas e da Obra de Deus é algo essencial. Não somos um povo sem história. O Senhor nos torna parte da mesma história, sonhando juntos com a civilização do amor!!! Eis aqui um pouquinho do que conseguimos saber a respeito do início do GOU Santo Inácio de Loyola! Esse GOU que tanto amamos e onde nos encontramos com Deus para conhecê-lo mais profundamente.



Antigamente, por orientação do bispo diocesano, todos os GOUS formavam a PUC (Pastoral Universitária Católica). Entretanto, após o IV ENUCC (Encontro Nacional de Universitários Católicos Carismáticos – atual ENUR) que aconteceu no ginásio do Estádio do Pacaembu em São Paulo, os universitários decidiram assumir a real condição de GOU e não de Pastoral Universitária. Sendo assim, cada GOU teve autonomia para discernir qual nome teria. Durante o IV ENUCC, Pe. Joãzinho SC fez uma homilia e contou a vida de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus e sugeriu que tal santo poderia ser o padroeiro dos universitários. Neste encontro, estava um rapaz chamado Marnem que era uma liderança dentro da então secretaria Lucas (hoje MUR) de Uberlândia e membro atuante e pioneiro do Projeto Andorinhas, do Projeto Missa no Campus e do GOU, que até então ainda não tinha um nome. Esse jovem já havia se apaixonado pelo jesuítas e chegou a ser vocacionado e seminarista dentro da ordem. Após ouvir a homilia do Pe. Joãozinho leu o livro da vida de Santo Inácio naquela mesma noite, no ENUCC. Todos os jovens universitários de Uberlândia estavam animados com Santo Inácio de Loyola e o Marnem começou a contar mais detalhes da história desse maravilhoso santo da igreja para seus amigos e sugeriu que o GOU fosse batizado como o nome dele. Tudo foi conversado e combinado lá mesmo no ENUCC e o GOU passou a se chamar: GOU Santo Inácio de Loyola. Após esse encontro, os universitários iniciaram as reuniões dos exercícios espirituais de Santo Inácio de Loyola e foram acompanhados durante um tempo por jesuítas. Alguns universitários fizeram retiros de uma semana, outros de trinta dias. Eram retiros de silêncio. Entretanto, logo eles perceberam que o silêncio não era o carisma do GOU. Porém, não há como negar que tais retiros foram muito importantes para o enriquecimento da oração pessoal desses universitários.

A partir daí, muitos vieram, fizeram parte do GOU Santo Inácio. Alguns se tornaram mestres, doutores e continuaram buscando unir a fé e a razão. Hoje, o GOU continua a acontecer com a graça de Deus e continuamos a sonhar e a concretizar no pouco os sonhos de Deus para nós e para a nossa Universidade Federal de Uberlândia!

O GOU Santo Inácio de Loyola é responsável pelo Projeto Andorinhas no H.C. às quintas-feiras, 11:50h. Colhemos grandes frutos desse projeto abençoado!

Atualmente, o GOU é coordenado pela Bianca do 6º período de Biomedicina e o núcleo é formado por: Adriana (6º período de Psicologia), Álan (7ºperíodo de Psicologia) Camila (7º período de Psicologia), Tamires (6° período de Biomedicina), Sabrina (4º período de Medicina) Fausto ( Mestrado em Agronomia),Karol ( 2° período em Ciências Biológicas) e Sandra ( 3º período de Psicologia) . E a família não para de crescer....


"É hora de desperar, acordar pra realidade, construir na FACULDADE a CIVILIZAÇÃO DO AMOR!!!!"



Ministério Universidades Renovadas: Um sonho de Amor para o Mundo!!!!!


Venha sonhar conosco!


GOU Santo Inácio de Loyola: Toda 4ª feira, 12:20h no bloco 4k sala 216 .

Projeto Andorinhas: Toda 5ª feira, 11:50h nos encontramos na capela do H.C.


Santo Inácio de Loyola: rogai por nós!!

Um comentário:

Adriana Lima disse...

E viva Santo Inacio de Loyola, nosso intercessor!
Essa história é linda demais!